sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os Cinco Pilares do Islam


O Islam se resume em 5 (cinco)crenças básicas, e se alguém não vier a crer em pelo menos uma delas, se tornará impossível ser chamado de muçulmano.


Estes são conhecidos como os "cinco pilares", porque eles apóiam a fundação do Islam, assim como os pilares suportam um edifício.

1) A Shahadah é uma palavra árabe que significa " testemunhar "ou" testemunho ". A Shahadah é, portanto, o testemunho de fé que todo muçulmano deve fazer. É o ritual necessário para a conversão ao Islã. Consiste no seguinte declaração em árabe, " Ashhadu um laa ilaha ill'Allah wa ashhadu anna Muhammadan Rasul Allah ". Isso se traduz como: " Eu testemunho que não há divindade além de Deus, o Único, e eu testemunho que Mohammad é um servo e mensageiro de Deus ". A Shahadah é repetida nas orações diárias e, portanto, é dito várias vezes ao dia por muçulmanos praticantes. Por também testemunhar que o Profeta Mohammad (SalAllahu Aleihi w Salam) é um mensageiro de Deus, necessariamente isso significa que estamos dando testemunho de que o Alcorão é uma mensagem de Deus - um mensageiro é definido pela mensagem que ele traz. E como tudo que temos é devido a Deus, devemos necessariamente ter o desejo de obedecer ao que Ele nos diz. Portanto, pelo testemunho que o Alcorão é uma mensagem de Deus, nós também estamos afirmando nossa disposição para obedecer o Alcorão com o melhor de nossa capacidade. É desta forma que a obediência ao Alcorão torna-se obrigatório para os muçulmanos, mesmo que não é um dos cinco pilares. Em vez disso, os cinco pilares são as formas de culto que foram prescritos para os muçulmanos.

2) O Salat é uma palavra árabe que significa " oração "ou" bênção ". Refere-se ao culto de oração através da qual os muçulmanos louvam à Deus. O salat deve ser oferecido em uma forma fixa, em horários fixos durante o dia. Os muçulmanos também fazem orações espontâneas para as suas necessidades. Isso é chamado de du'a que significa: " súplica" ou " chamar (em Deus) ". No entanto, a oração ritual ou salat, é uma parte essencial da observância islâmica. Os cinco momentos de oração são o amanhecer, meio-dia, meio da tarde, pôr do sol, e anoitecer. Ser capaz de completar a salat a seu tempo determinado é muito importante para os muçulmanos praticantes, e é muitas vezes uma preocupação no trabalho. O salat deve ser oferecido em um estado de pureza ritual e virado em direção à Meca. Realiza-se de pé, curvando-se, prostrando-se, e sentado-se, e com a recitação do Alcorão como louvor e glorificação de Deus, bem como a recitação de várias outras frases rituais. Embora muitas pessoas podem sentir que esse ritual, e a fixação do tempo de oração deve ser um fardo ou uma tristeza, a maioria dos muçulmanos sentem que é um bom "happy hour."  pois passamos a fazer aquilo que mais nos agrada. Adorar à Deus único.

3) O Zakat é uma palavra árabe cuja raiz significado é " purificação" ou "caridade ". Refere-se especificamente para purificar a própria riqueza, dando uma parte dele para ajudar aqueles que são menos afortunados. O zakat é devido sobre a riqueza que é "acumulada" por um ano, ou seja, sobre o dinheiro que não é gasto para suprir as necessidades de alguém. Há uma espécie de "isenção padrão", o que isto significa é que se o seu rendimento é igual a suas despesas de modo que você não tem dinheiro "acumulado", então não tem zakat devido. É apenas em sua riqueza excedente acima do "padrão de isenção" que o zakat é devido. Além do zakat, pode-se espontaneamente doar aos necessitados, o que é altamente recomendável, e isso é chamado sadaqa .

4) O jejum do Ramadan (mês no calendário islâmico). O calendário islâmico é lunar e cada mês começa na observação da lua nova crescente. Assim, tem a duração de 354 ou 355 dias, enquanto um calendário solar (como o calendário gregoriano usado no Ocidente) é de 365 ou 366 dias de duração. Porque o calendário lunar é mais curto, de uma determinada data, como o primeiro do Ramadã, vai cair 10 ou 11 dias antes de acordo com o calendário gregoriano cada ano sucessivo. Durante um período de 33 anos, ele irá percorrer todas as estações do ano e voltar para onde começou. O mês lunar é de 29 ou 30 dias. A observância do jejum do Ramadan implica abster-se de qualquer tipo de comida ou bebida, e (se for casado) de relações sexuais entre o amanhecer e o pôr do sol. Ao longo da vida, portanto, um muçulmano experimenta ambos os jejuns fáceis e difíceis jejuns e equilibra isso. Para o ano de 2012, o Ramadan está prevista para começar em 20 ou 21 de julho. O jejum é uma experiência maravilhosamente espiritual. Exige disciplina para manter o jejum, quando você está ciente de que só Deus saberá se você mantê-lo ou se enganar. Mas há uma reflexão em cima de tudo isso, e eu descobri também que há um maravilhoso senso de comunidade ao saber que os muçulmanos em todo o mundo estão observando o jejum, ao mesmo tempo.


5) O Hajj é uma palavra árabe que significa " peregrinação ". Refere-se à peregrinação à Meca, na Arábia Saudita. Esta é uma obrigatoriedade para todo muçulmano(a) uma vez na vida, mas somente se for financeiramente capaz de realizar a viagem, e tiver saúde física para tal. Eu ainda não fez o hajj. =( mas InshaAllah farei. A coisa mais interessante sobre o Hajj é que os rituais não são sobre o Profeta Muhammad (SalAllahu Aleihi w salam) ou acontecimentos de sua vida, mas ao invés disso eles comemoram eventos na vida do patriarca do monoteísmo Abraão (Aleihi w Salam) e sua família. O hajj ocorre no mês islâmico de Dhu'l-Hijja, (Após o Ramadan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário