Vocabulário Islâmico

              Importante trazer à tona o vocabulário Islâmico que nós muçulmanos e muçulmanas de todo o mundo usamos. Não que desejemos ser árabe, ou parecer mais cultos por incluir no nosso vocábulo palavras de origem árabe. Mas porque o idioma original do Alcorão é este, e existem palavras que não têm um significado simples,  didático e lógico. Além disso, existe a forma descrita por Allah ( Subhanahu W Taala) para cumprimentarmos uns aos outros, e em respeito e obediência ao que o Criador nos orientou, tentamos ao máximo seguir.


            Outro ponto que é interessante ressaltar, é quem em tudo o que nós fazemos, fazemos em nome de Allah ( Subhanahu W Taala) e trazemos isso conosco não só em nossa vida, mas em nossa boca, uma vez que no Dia do Julgamento Final ( ou Dia Do Juízo) prestaremos contas de todas as nossas ações. 
Uma dica, no árabe se lê letra por letra, então para a pronúncia: a letra "M" se lêm como o próprio fonema, ou seja o som inteiro da letra. Por exemplo o "m" quando no fim da palavra sempre se lê como na palavra "mom" em inglês,  e não com o som anasalado do Brasil que se lê quase como um "n" ou "~" fechando os lábios para fazer algo como "mmmmm", a mesma coisa com o "L" que nós costumamos ler com o som "u" no árabe sempre se eleva a língua ao céu da boca para dar o som do "L" como no espanhol "el"


           Prontas? Então, vamos aprender????

  • Aalam (آبان) (som Áélâm) - Faz referência ao mundo todo
  • Allahu Aalam (الله اعلم) (som Allahu Áalam)- Allah sabe mais, Allah sabe melhor.
  • Aafiya (عافيه) (som áafiya) -Referente a boa saúde, sentir-se bem, requisito físico para realizar                                                                          orações
  • Aali (آل) (som éli) - Faz referência à uma determinada família, éli Mohamed significa da família de Mohamed (SalalAllahu Aleihi w Salam) 
  • Aali (عالي) (som Aéli) - alguma coisa alta ou sublime
  • Audhu Billahi Minashaitan Rajeem (أعوذ بالله من الشيطان الرجيم) (som auzo Billá Minashaitã ragim)- 'Eu buscar refúgio em Allah contra Satanás maldito'. Esta frase é recitada frequentemente quando você se vê diante de algum mal e pede proteção, antes de dizer bismillahi rahman ar-Raheem e antes de ler o Alcorão ou outras actividades.
  • Awrah (عوره) (som aurá) - são as partes do corpo que não devem ser expostas para os outros, mas não se pode confundir isso com as "partes íntimas", porque o cabelo da mulher, por exemplo, é uma awrah
  • (As)salamu Alaikum Wa Rahmatullahi Wa Barakatuh (السلام عليكم و رحمة الله و بركاته)(som muito similar ao que já esta escrito)- Para começar pode, ou não, ter o "AS" no inicio da frase. Esta sentença é o cumprimento inicial entre dois muçulmanos (as) e as vezes entre muitas pessoas que também não são crentes do Islam. Significa Que a paz esteja sobre você bem como a misericórdia de Allah e suas bênçãos). Muito freqüentemente há quem diga somente "Salam" ou "Salam Aleikom", mas tem explicações sobre elas também, mas esse é o cumprimento completo e correto entre muçulmanos.
  • Ahadeeth (أحاديث) (som ahadiss)Os Ahadith são os registros das palavras, ações ou aprovações e características físicas. do Profeta Muhammad (salAllahu Aleihi w Salam) que foram compilados em livros e têm 4 classificações .
  • Ahlan Wa Sahlan (أهلاً و سهلاً) (som ahlã ua sahlã)-  essa frase é usada para dar as boas vindas à convidados, é umas boas vindas no antigo árabe.
  • Amin Ya Rab Al Alameen (آمين يا رب العالمين) (som amín ya rab al alamín) -Esta é uma frase popularmente e comumente mencionada no final de orações e significa "Amém Oh Senhor dos mundos".
  • Astaghfirullah (استغفر الله) (som astarrferullah) Uma frase islâmica que diz "Eu peço o perdão de Allah." Os muçulmanos dizem essa frase muitas vezes, mesmo quando estão conversando com outras pessoas. Quando, por exemplo, quando estão se prevenindo de fazer algo errado ou até mesmo quando quer  provar inocencia sobre algum infortúnio.
  • (As)salam Alaikum (السلام عليكم) (som Salam Aleikom) - Significa: Que a paz esteja sobre você
  • Fitrah (فطرة) (o som é o mesmo)- significa a natureza, condição, disposição em que Allah criou os humanos, juntamente com a inteligência, emoções, compaixão que são atributos próprio dos seres humanos. Todos nós nascemos na condição Fitrah que é a condição natural de ser crer num Único Criador, algo do tipo dizer que já nascemos nas condições de sermos muçulmanos.
  • Hadeeth (حديث) (som hadiss)- No Islam, hadith refere-se ao que é atribuído ao profeta (SalAllahu Aleihi w Salam) quanto às palavras, ações ou aprovações e características físicas.
  • SalAllahu Alayhi Wa Salam (صلى الله عليه و سلم) (som salAllahu Aleihi ua salam)- essa frase é frequentemente adicionada após a menção do nome do Profeta Mohamed, é muito usual  em textos escritos abreviar como S.A.W., podendo haver variações na abreviattura como por exemplo, S.A.A.S. entre outras. Essa expressão significa: Que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Ele, e se faz por demonstração de respeito.

Aos pouquinhos(Insha Allah)  vou preenchendo espaço, infelizmente não há tempo hábil para tudo, mas prometo que não vou deixá-las na mão!

.